Neste domingo, tivemos a final do Mundial de Clubes da FIFA de 2008, em que o Manchester United se sagrou campeão. Após o fim do campeonato, fiquei com uma pequena vontade de escrever uma análise de todos os times que disputaram o Mundial. É o que vou fazer.
1º - Manchester United(Inglaterra) - campeão
O Manchester United iniciou o campeonato como grande favorito ao título mundial. Além do título da Liga dos Campeões, o time ainda conquistou o Campeonato Inglês. No elenco, craques de várias seleções do mundo, como Tevez, Rooney, Van der Sar...e o principal: Cristiano Ronaldo, vencedor do prêmio Bola de Ouro como melhor jogador do ano.
Em campo, o Manchester confirmou o favoritismo e se sagrou campeão. O time exibiu um belo futebol, sempre dominando os adversários. Na estréia, o time arrasou com o Gamba Osaka(Japão) com uma vitória de 5 x 3. Gols de Rooney(2), Cristiano Ronaldo, Vidic e Fetcher. Nesse jogo, o time fez três gols em apenas cinco minutos, mostrando sua força.
Na final, encontrou a LDU(Equador). No primeiro tempo, o time dominou, mas não conseguiu abrir o placar graças ao goleiro Cevallos. No segundo, o time perdeu Vidic expulso e viu a LDU equilibrar o jogo. Mesmo assim, o Manchester continou jogando melhor e marcou com Rooney, decretando o título mundial. E os talentosos jogadores Cristiano Ronaldo, Tevez, etc; após fracassos de tentar conquistar a Copa do Mundo com seus países, finalmente se sagraram campeões do planeta.
Destaque: Antes e até durante o Mundial, muito se falou que o principal jogador do time era Cristiano Ronaldo. Mas o principal jogador do Manchester no Mundial acabou sendo o inglês Rooney. Na estréia, contra o Gamba Osaka, Rooney entrou no lugar de Tevez e marcou um gol em menos de 30 segundos(ainda faria mais um na partida). Na final, fez o gol do título e criou as principais chances do time. Rooney, merecidamente, terminou como artilheiro do Mundial com 3 gols e eleito o melhor jogador da competição.
2º - LDU(Equador)
Antes do Mundial começar, temiasse que a LDU fosse o primeiro time sul-americano a não conseguir chegar a final; ou até que não ganhasse nenhuma partida no torneio. Após a conquista da Libertadores, o time perdeu seu principal jogador: o atacante Gerrón, que foi para o futebol espanhol. A equipe também perdeu Enrique Vera, que foi para o México atuar pelo América.
No Campeonato Equatoriano, o time sofreu vários mal-resultados e perdeu o título para o Deportivo Quito. Assim, a LDU chegou ao Japão cercada de desconfiança.
Porém, a equipe acabaria se saindo bem melhor do que o esperado. Na estréia, contra o Pachuca(México) o time marcou logo aos quatro minutos de jogo, desestabilizando o time mexicano. Bolaños ainda fez mais um, garantindo a vitória. O time jogou melhor que o Pachuca e o sonho de ser campeão do mundo ficou perto.
Na final, o adversário era o favorito Manchester United. No primeiro tempo, a LDU tratou só de se defender, segurando o 0 x 0 com uma grande atuação do goleiro Cevallos. No segundo, o time foi favorecido pela expulsão de Vidic do time inglês. Com um a mais, a LDU equilibrou o jogo e começou a ameaçar o gol adversário. Foi aí que o time acabou tomando o gol do inglês Rooney. A LDU ainda criou algumas chances, mas não conseguiu empatar o jogo.
Mas serve de consolo o fato da LDU ter se saído bem melhor do que o esperado. A LDU inclusive, deu mais trabalho ao Manchester United do que o Boca Juniors deu ao Milan na final de 2007.
Destaque: O principal jogador da LDU foi o argentino Manso. O jogador fez uma grande partida contra o Pachuca, quando originou a jogada do primeiro gol, passando a bola para Bieler. Na final, criou as principais chances do time. Foi eleito o 3º melhor jogador do campeonato. Merecidamente.
Bem, a análise dos outros times eu faço outro dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário