segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Mundial de Clubes - análise dos times parte 3

5º - Adelaide United(Austrália)










Vice-campeão da Liga da AFC, o Adelaide United não foi decepcionante, apesar de ter terminado em 5º num campeonato de 7 times.

Na estréia, o time saiu perdendo para o Waitakere United, mas virou para 2 x 1. Iria reeditar a final da Liga da AFC, contra o Gamba Osaka, nas quartas-de-final.


Na reedição, o Adelaide deu trabalho ao Gamba Osaka, principalmente depois que tomou o gol. O time pressionou, mas não conseguiu empatar. O que faltou: sorte.


Contra o Al Ahly(Egito) na decisão do 5º lugar, o time marcou logo aos sete minutos com o brasileiro Cristiano. Aí, foi só administrar o resultado. O quinto lugar do Adelaide está entre as melhores campanhas de times australianos no Mundial.

Destaque: o brasileiro Cristiano, que marcou o gol que deu ao Al Ahly o 5º lugar.





6º - Al Ahly(Egito)






Hexacampeão da Liga da CAF, o Al Ahly chegou ao Mundial apontado como maioral da África. Na sua última participação, no Mundial de 2006, o time egipcío foi 3º colocado e ainda teve o artilheiro Aboutrika, com 3 gols. E Aboutrika ainda está no elenco.


Porém, o Al Ahly foi um dos piores times do campeonato. Parece que o Al Ahly começou o fracasso antes mesmo de entrar em campo, quando o técnico Manuel José de Jesus disse antes do jogo contra o Pachuca que o objetivo do time era conquistar o 3º lugar, e não o título. Talvez isso tenha abalado os jogadores.


Na estréia, contra o Pachuca, o Al Ahly fez um bom primeiro tempo e abriu 2 x 0. No início do segundo tempo, o Al Ahly chegou a fazer o terceiro gol com Barakat, mas o juiz anulou erradamente marcando impedimento. O erro seria crucial. Na jogada seguinte, o Pachuca descontou e voltou a sonhar. Em seguida, o Pachuca empatou e na prorrogação fez mais dois, acabando com o sonho do Al Ahly logo na estréia.


É verdade que o gol anulado prejudicou o Al Ahly, mas o time também não tentou fazer mais nada depois disso. O que se viu em campo foi um futebol sonolento, sem emoção ou criatividade.


Na decisão do 5º lugar contra o Adelaide United, o time repetiu o péssimo futebol e tomou um gol logo aos sete minutos de jogo. Fracasso total.


Destaque: É difícil escolher um destaque num time que foi tão mal no campeonato. Mas escolho Aboutrika, artilheiro da edição de 2006. Na estréia contra o Pachuca, ele originou a jogada do primeiro gol. Mesmo não jogando bem(como toda a equipe), ele é um bom atacante.



7º - Waitakere United(Nova Zelândia)



O Waitakere United perdeu a estréia e terminou em último lugar, assim como em 2007. Pode não parecer, mas o time se saiu melhor do que no ano passado.

Nesta edição, o time teve mais solidez e até mais ofensivo. Na estréia, o time saiu na frente contra o Adelaide United, mas acabou tomando a virada.

Apesar da derrota, o time mostrou um melhor futebol do que em 2007. Naquele ano, o que se viu foi eles tomando um baile em campo. Em 2008, o que se viu foi um time querendo vencer.

Destaque: O atacante Adriano Pimenta. Ele é ídolo do outro lado do mundo, ajudou o Waitakere United a ser campeão da Liga da OFC e era a principal aposta do time para surpreender. Não foi dessa vez.

E com isso, acaba a análise de todos os times que disputaram o Mundial. Tô indo embora. Tchau e Feliz Natal!


Nenhum comentário: