terça-feira, 23 de dezembro de 2008

LDU campeã da América

Já faz dois dias, mas até agora não consigo esquecer a final do Mundial de Clubes da FIFA, entre o Manchester United(Inglaterra) e a LDU(Equador). Sinceramente, gosto das duas equipes e queria que as duas fossem campeãs. Mas pra um ser campeão, o outro tem que perder.

No caso, perdeu a LDU. Se serve de consolo pros torcedores do time, vou relembrar a maior conquista que a LDU já conseguiu: a Libertadores da América desse ano. Conquista, aliás, que eu gostei muito porque foi contra o Fluminense! Então, vamos lá:


LIBERTADORES 2008

Primeira Fase

A LDU estreou com um empate em 0 x 0 com o Fluminense em casa. Depois, também em casa, venceu o Libertad(Paraguai) por 2 x 0 e goleou o Arsenal Sarandí(Argentina) por 6 x 1. Fora de casa, o time equatoriano venceu o Arsenal por 1 x 0, mas perdeu para o Libertad por 3 x 1 e para o Fluminense por 1 x 0. Com 10 pontos, um a mais do que o Arsenal, a LDU se classificou para a fase seguinte em 2º no grupo.

Oitavas-de-Final

Nas Oitavas, o adversário da LDU foi o Estudiantes(Argentina), do meia Verón. No primeiro jogo, em Quito, vitória da LDU por 2 x 0. No segundo jogo, em La Plata, Bolaños marcou. Assim, mesmo perdendo por 2 x 1, a LDU avançou.

Quartas-de-Final

Mais uma vez, o adversário era um time argentino: o San Lorenzo. No primeiro jogo, fora de casa, um empate em 1 x 1, com direito a uma falha do goleiro Orión. Porém, no jogo de volta em Quito, outra empate em 1 x 1 forçou a decisão por pênaltis. O goleiro Cevallos defendeu a cobrança de Aureliano Torres, ajudando o time da casa a vencer por 5 x 3 e chegar a semifinal.


Semifinais



Na semifinal, o adversário da LDU era o América(México) que havia eliminado o Flamengo e o Santos. No primeiro jogo, um empate em 1 x 1 na Cidade do México, com um gol de Bolaños. Gol que classificou o time do Equador para a final, já que houve um empate de 0 x 0 na partida de volta.



Final


Na final, a LDU reencontrou o Fluminense, adversário da primeira fase. No primeiro jogo, em Quito, a LDU se aproveitou da vantagem de jogar em casa e da altitude contra o adversário: 4 x 2. No Maracanã, Bolaños marcou no início de jogo; mas o Fluminense virou para 3 x 1 com três gols de Thiago Neves. Na prorrogação, Bieler macou, mas o juiz anulou erradamente marcando impedimento. Nos pênaltis, brilhou o goleiro Cevallos, que defendeu os pênaltis de Conca, Thiago Neves e Washington. Vitória equatoriana por 3 x 1 nas penalidades e a conquista da América.


Chora Fluminense!

Com isso, a retrospectiva chega ao fim.
Falô!

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Mundial de Clubes - análise dos times parte 3

5º - Adelaide United(Austrália)










Vice-campeão da Liga da AFC, o Adelaide United não foi decepcionante, apesar de ter terminado em 5º num campeonato de 7 times.

Na estréia, o time saiu perdendo para o Waitakere United, mas virou para 2 x 1. Iria reeditar a final da Liga da AFC, contra o Gamba Osaka, nas quartas-de-final.


Na reedição, o Adelaide deu trabalho ao Gamba Osaka, principalmente depois que tomou o gol. O time pressionou, mas não conseguiu empatar. O que faltou: sorte.


Contra o Al Ahly(Egito) na decisão do 5º lugar, o time marcou logo aos sete minutos com o brasileiro Cristiano. Aí, foi só administrar o resultado. O quinto lugar do Adelaide está entre as melhores campanhas de times australianos no Mundial.

Destaque: o brasileiro Cristiano, que marcou o gol que deu ao Al Ahly o 5º lugar.





6º - Al Ahly(Egito)






Hexacampeão da Liga da CAF, o Al Ahly chegou ao Mundial apontado como maioral da África. Na sua última participação, no Mundial de 2006, o time egipcío foi 3º colocado e ainda teve o artilheiro Aboutrika, com 3 gols. E Aboutrika ainda está no elenco.


Porém, o Al Ahly foi um dos piores times do campeonato. Parece que o Al Ahly começou o fracasso antes mesmo de entrar em campo, quando o técnico Manuel José de Jesus disse antes do jogo contra o Pachuca que o objetivo do time era conquistar o 3º lugar, e não o título. Talvez isso tenha abalado os jogadores.


Na estréia, contra o Pachuca, o Al Ahly fez um bom primeiro tempo e abriu 2 x 0. No início do segundo tempo, o Al Ahly chegou a fazer o terceiro gol com Barakat, mas o juiz anulou erradamente marcando impedimento. O erro seria crucial. Na jogada seguinte, o Pachuca descontou e voltou a sonhar. Em seguida, o Pachuca empatou e na prorrogação fez mais dois, acabando com o sonho do Al Ahly logo na estréia.


É verdade que o gol anulado prejudicou o Al Ahly, mas o time também não tentou fazer mais nada depois disso. O que se viu em campo foi um futebol sonolento, sem emoção ou criatividade.


Na decisão do 5º lugar contra o Adelaide United, o time repetiu o péssimo futebol e tomou um gol logo aos sete minutos de jogo. Fracasso total.


Destaque: É difícil escolher um destaque num time que foi tão mal no campeonato. Mas escolho Aboutrika, artilheiro da edição de 2006. Na estréia contra o Pachuca, ele originou a jogada do primeiro gol. Mesmo não jogando bem(como toda a equipe), ele é um bom atacante.



7º - Waitakere United(Nova Zelândia)



O Waitakere United perdeu a estréia e terminou em último lugar, assim como em 2007. Pode não parecer, mas o time se saiu melhor do que no ano passado.

Nesta edição, o time teve mais solidez e até mais ofensivo. Na estréia, o time saiu na frente contra o Adelaide United, mas acabou tomando a virada.

Apesar da derrota, o time mostrou um melhor futebol do que em 2007. Naquele ano, o que se viu foi eles tomando um baile em campo. Em 2008, o que se viu foi um time querendo vencer.

Destaque: O atacante Adriano Pimenta. Ele é ídolo do outro lado do mundo, ajudou o Waitakere United a ser campeão da Liga da OFC e era a principal aposta do time para surpreender. Não foi dessa vez.

E com isso, acaba a análise de todos os times que disputaram o Mundial. Tô indo embora. Tchau e Feliz Natal!


Mundial de Clubes - análise dos times parte 2



3º - Gamba Osaka(Japão)





O Gamba Osaka fez bonito. Com o apoio da torcida, o time foi 3º colocado, igualando o feito do Urawa Reds Diamonds no Mundial de 2007.


Na estréia, o adversário era o australiano Adelaide United, mesmo adversário da final da Liga da AFC. O Gamba Osaka pressionou e saiu na frente com Endo. Depois recuou, mas o adversário também não conseguiu empatar. Essa foi a única partida em que o Gamba ficou recuado.


Na semifinal, diante do Manchester United, o time marcou com Yamasaki, mas o time inglês massacrou fazendo 5 x 1. Quando parecia que o Gamba ia sofrer um vexame em casa, o time protagonizou uma das cenas mais bonitas da Copa: mesmo com esse placar, a torcida continuou apoiando o Gamba. O time assim partiu pra cima do Manchester United e marcou mais dois gols, com Endo e Hashimoto, mas já era tarde para evitar a derrota. Mesmo assim, o Gamba lutou até o final.


Na decisão do 3º lugar, contra o Pachuca, um gol de Yamasaki bastou para dar ao time o 3º lugar no mundial. Justíssimo, para o time que levou os torcedores japoneses ao delírio e perdeu apenas para o campeão.


Destaque: Com dois gols e boas jogadas no ataque, o japonês Endo foi o principal jogador do Gamba Osaka. Terminou o campeonato na vice-artilharia, ao lado de seu companheiro Yamasaki e Gimenez do Pachuca.



4º - Pachuca(México)



O Pachuca mostrou que é um time que sabe se aproveitar dos erros do adversário, mas que não suporta uma pressão.

Na estréia, contra o Al Ahly(Egito), o time saiu perdendo por 2 x 0. A desvantagem só não foi maior porque o juiz anulou um gol legítimo do Al Ahly no início do segundo tempo. Aí, o que se viu foi um show do Pachuca: na jogada seguinte, Montes descontou e em seguida, Gimenez empatou. A partida foi para o prorrogação e o Pachuca fez mais dois belos gols, com Alvarez e Gimenez, garantindo a classificação. Uma vitória com raça, que foi muito comemorada no México.

Porém, depois disso, o que se viu no campeonato foi um Pachuca que não aguenta uma pressão. Contra a LDU(Equador) nas semifinais, o time foi presa fácil e perdeu por 2 x 0. Na decisão do 3º lugar, outro revés, dessa vez pro Gamba Osaka(Japão). Decepção total.

Pelo menos, o Pachuca se saiu "menos pior" do que em 2007.

Destaque: Gimenez, com seus dois gols contra o Al Ahly, que o fizeram vice-artilheiro do campeonato. Também armou as principais jogadas do Pachuca nos outros jogos.

domingo, 21 de dezembro de 2008

Mundial de Clubes: análise dos times




Neste domingo, tivemos a final do Mundial de Clubes da FIFA de 2008, em que o Manchester United se sagrou campeão. Após o fim do campeonato, fiquei com uma pequena vontade de escrever uma análise de todos os times que disputaram o Mundial. É o que vou fazer.




1º - Manchester United(Inglaterra) - campeão




O Manchester United iniciou o campeonato como grande favorito ao título mundial. Além do título da Liga dos Campeões, o time ainda conquistou o Campeonato Inglês. No elenco, craques de várias seleções do mundo, como Tevez, Rooney, Van der Sar...e o principal: Cristiano Ronaldo, vencedor do prêmio Bola de Ouro como melhor jogador do ano.


Em campo, o Manchester confirmou o favoritismo e se sagrou campeão. O time exibiu um belo futebol, sempre dominando os adversários. Na estréia, o time arrasou com o Gamba Osaka(Japão) com uma vitória de 5 x 3. Gols de Rooney(2), Cristiano Ronaldo, Vidic e Fetcher. Nesse jogo, o time fez três gols em apenas cinco minutos, mostrando sua força.

Na final, encontrou a LDU(Equador). No primeiro tempo, o time dominou, mas não conseguiu abrir o placar graças ao goleiro Cevallos. No segundo, o time perdeu Vidic expulso e viu a LDU equilibrar o jogo. Mesmo assim, o Manchester continou jogando melhor e marcou com Rooney, decretando o título mundial. E os talentosos jogadores Cristiano Ronaldo, Tevez, etc; após fracassos de tentar conquistar a Copa do Mundo com seus países, finalmente se sagraram campeões do planeta.


Destaque: Antes e até durante o Mundial, muito se falou que o principal jogador do time era Cristiano Ronaldo. Mas o principal jogador do Manchester no Mundial acabou sendo o inglês Rooney. Na estréia, contra o Gamba Osaka, Rooney entrou no lugar de Tevez e marcou um gol em menos de 30 segundos(ainda faria mais um na partida). Na final, fez o gol do título e criou as principais chances do time. Rooney, merecidamente, terminou como artilheiro do Mundial com 3 gols e eleito o melhor jogador da competição.



2º - LDU(Equador)


Antes do Mundial começar, temiasse que a LDU fosse o primeiro time sul-americano a não conseguir chegar a final; ou até que não ganhasse nenhuma partida no torneio. Após a conquista da Libertadores, o time perdeu seu principal jogador: o atacante Gerrón, que foi para o futebol espanhol. A equipe também perdeu Enrique Vera, que foi para o México atuar pelo América.
No Campeonato Equatoriano, o time sofreu vários mal-resultados e perdeu o título para o Deportivo Quito. Assim, a LDU chegou ao Japão cercada de desconfiança.
Porém, a equipe acabaria se saindo bem melhor do que o esperado. Na estréia, contra o Pachuca(México) o time marcou logo aos quatro minutos de jogo, desestabilizando o time mexicano. Bolaños ainda fez mais um, garantindo a vitória. O time jogou melhor que o Pachuca e o sonho de ser campeão do mundo ficou perto.
Na final, o adversário era o favorito Manchester United. No primeiro tempo, a LDU tratou só de se defender, segurando o 0 x 0 com uma grande atuação do goleiro Cevallos. No segundo, o time foi favorecido pela expulsão de Vidic do time inglês. Com um a mais, a LDU equilibrou o jogo e começou a ameaçar o gol adversário. Foi aí que o time acabou tomando o gol do inglês Rooney. A LDU ainda criou algumas chances, mas não conseguiu empatar o jogo.
Mas serve de consolo o fato da LDU ter se saído bem melhor do que o esperado. A LDU inclusive, deu mais trabalho ao Manchester United do que o Boca Juniors deu ao Milan na final de 2007.
Destaque: O principal jogador da LDU foi o argentino Manso. O jogador fez uma grande partida contra o Pachuca, quando originou a jogada do primeiro gol, passando a bola para Bieler. Na final, criou as principais chances do time. Foi eleito o 3º melhor jogador do campeonato. Merecidamente.
Bem, a análise dos outros times eu faço outro dia.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Brasil campeão do mundo!



Fiquei um bom tempo fora, mas agora estou de volta. Como todos sabem, no último domingo, a seleção brasileira de futsal se sagrou campeã do mundo vencendo a poderosa Espanha(que era atual bicampeã) nos pênaltis. E o melhor: além de campeã, a seleção ainda foi campeã em casa, no estádio Maracanãzinho no Rio de Janeiro.


Vamos falar da campanha dessa vitória seleção. O Brasil estreou contra o Japão, no estádio Nilson Nelson em Brasília. A seleção não deu chances e goleou por 12 x 1. Depois, contra a fraca seleção das Ilhas Salomão, o Brasil aplicou sua maior goleada na Copa: 21 x 0. Em seguida, o adversário foi a Rússia. Nesse jogo, eu fui ao estádio Nilson Nelson e vi a seleção massacrar os russos por 7 x 0. Falcão marcou um gol e quase fez outro de bicicleta, mas a bola saiu.


Na última partida da primeira fase, a seleção goleou Cuba por 9 x 0. Na segunda fase, contra o Irã, o Brasil abusou de perder gols mas venceu por 1 x 0. Depois, vitória de 3 x 0 na Itália. E para encerrar a segunda fase, o adversário era a Ucrânia. O Brasil pela primeira vez saiu atrás do placar, mas virou e venceu por 5 x 3, com um show de Falcão que marcou quatro.


Na semifinal, o Brasil reencontrou a Rússia. E novamente não deu chances: 4 x 2. Na finalíssima, o adversário era a poderosa Espanha, bicampeã do mundo. Nesse jogo, o Brasil ficou sem seu maior jogador: Falcão se contundiu no joelho e ficou de fora durante boa parte da partida. O Brasil esteve duas vezes na frente do placar, com Marquinho e Vinícius, mas a Espanha duas vezes empatou. O 2 x 2 persistiu até o final da prorrogação, e a decisão foi para os pênaltis.


O técnico PC de Oliveira resolveu escalar o goleiro Franklin para a disputa de pênaltis. E Franklin virou o herói do título, defendendo duas cobranças da Espanha e ajudando o Brasil a vencer por 4 x 3 nos pênaltis. A seleção finalmente saiu do jejum de títulos mundiais que não conquistava desde 1996, e o melhor: em casa.


Agora, aqui está a classificação final do Mundial:



- Brasil
- Espanha
- Itália
- Rússia
- Irã
- Argentina
- Paraguai
- Ucrânia
- Portugal
10º - Guatemala
11º - República Tcheca
12º - Japão
13º - Egito
14º - Tailândia
15º - Cuba
16º - Líbia
17º - Uruguai
18º - Estados Unidos
19º - China
20º - Ilhas Salomão


Agora, Copa do Mundo de FUTSAL outra vez, só em 2012!

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Beast Machines - análise por temporada


Já comentei sobre a série Beast Machines mas agora vou fazer uma análise sobre as duas temporadas da série.
1ª temporada

A primeira temporada de Beast Machines foi muito boa. Todos os capítulos, do início ao fim, são muito bons e dá gosto de ver.
Essa temporada marca o surgimento dos corpos tecnorgânicos. Gostei muito de todas as novas formas, principalmente a do Optimus.
Uma coisa que gostei muito nessa temporada é o fato de alguns personagens terem suas centelhas e memórias corrompidas, como aconteceu com Silverbolt, que virou Jetstorm. É como se o personagem reencarnasse em outro(quero deixar uma coisa clara: não acredito em reencarnação, mas acho bom haver uma história sobre isso).
O mistério de o que aconteceu com os Maximals quando eles chegaram em Cybertron é muito bom, e ao mesmo tempo, muito bem bolado.
Um dos capítulos que eu mais gostei nessa temporada foi o oito(Revelations 2 – Descent) que explica como tudo aconteceu, como Megatron escapou da nave dos Maximals quando eles ainda estavam voltando para Cybertron, e porque os Maximals não podiam mais se transformar para o módulo robô. Capítulo muito maneiro.
A batalha entre Optimus Primal e Megatron no final da temporada também é muito boa, com muito suspense. E a intervenção do Tankor/Rhinox prende mais ainda a atenção.

2ª temporada

A segunda temporada de Beast Machines marca o retorno de Silverbolt aos Maximals, além do surgimento de novos personagens como Noble, Botânica, Obsidean...
Achei o primeiro capítulo dessa temporada meio fraco. Durante quase todo o episódio, só apareceu o Optimus se lamentando por não ter salvado Cybertron...
O capítulo 18(Wolf in the Fold) é crítico. Ele critica a sociedade, pelas constantes brigas. Porém, achei esse capítulo um pouco fraco também. Até porque ele possui um enredo isolado, não interferindo no resto da história.
O Noble, era na verdade, Megatron; mas depois que a centelha de Megatron deixa o corpo de Noble, ele ganha vida própria. Noble, depois disso, vira uma criatura completamente bizarra, não fala, e não controla seu outro lado(Savage). Seria bom se esse Noble ao menos falasse, porque ele virou um personagem muito estranho depois que perdeu a chama de Megatron.
Uma coisa que eu não gostei é o fato de Silverbolt não armar mais BlackAracnhia, como em Beast Wars. Pelo menos, no final da série, os dois ficaram juntos.
Mas no geral essa temporada é boa também, principalmente os episódios finais onde os Maximals salvam as chamas de Cybertron e acontece a batalha final entre Optimus Primal e Megatron. E, para quem sente saudade de Beast Wars, pode reviver um pouco ao ver Megatron com o corpo transmetal Optimal Optimus, que Primal usou no final de Beast Wars.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Homem-Aranha: o desenho teve fim?


Em 1994, a Marvel Productions lançou o desenho Spider-Man: The Animated Series. No episódio 41, Mary Jane Watson ficou presa em outra dimensão. O último episódio do desenho(que inclusive fez uma pequena paródia ao Stan Lee, criador do Homem-Aranha) terminou quando Homem-Aranha e a Madame Teia partem para salvar Mary Jane. O episódio acaba aí! Não é mostrado Peter salvando Mary Jane, se casando com ela, etc...
Na primeira vez que vi o episódio, a primeira impressão que tive era que o desenho tinha ficado sem fim. E essa parece ser a opinião da maioria, pois em vários sites que encontrei sobre o desenho diz que ele não teve fim, já que o reencontro de Peter e Mary Jane não foi mostrado.
Mas assistindo o episódio de novo, mudei de opinião: não mostrou Peter reencontrando Mary Jane, mas era isso o contorno que a história estava indo, sem chance de desvio! Então, acho que o final ficou apenas subentendido.
Uma curiosidade: acho que se essa estória não fosse um desenho e sim um livro, não iria ter essa confusão se teve fim ou não, mesmo que o final terminasse ali. Mas na TV, aparentemente, tudo tem que ser mostrado. Porém, acho que esse desenho seria uma exceção; porque como já disse, era esse o contorno que a estória estava indo, e não tinha como isso mudar. Portanto, o desenho teve fim sim.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

As Aventuras de Jackie Chan


Vamos falar do desenho do Jackie Chan.
Eu gostava muito do desenho, tinha bons enredos e uma boa comédia também. Ria muito quando o Tio torturava Jackie e os outros com aquele "mais uma coisa...". E também era bom ver aventuras do Jackie Chan(o desenho, para os que não sabem, faz várias referências fictícias aos filmes dos Jackie Chan).
Só acho que, depois da terceira temporada(dos animais com poderes de talismã), a coisa mudou. Nas temporadas seguintes, o desenho caiu muito de qualidade. Começaram a surgir cenas podres no desenho, e isso acabou por estragá-lo.
Ainda bem que, depois da 5º temporada, não veio outras. Se viessem, acho que seriam tão ruins quanto as duas últimas, e o desenho iria afundar de ver.

domingo, 18 de maio de 2008

Beast Machines


Galera, vamos falar de mais uma série de animação: Beast Machines. A série é a continuação de Beast Wars. Optimus Primal e sua equipe traziam Megatron de volta a Cybertron, mas no caminho de volta o vilão conseguiu escapar, chegou em Cybertron primeiro e dominou todo o planeta. Quando os Maximals chegam em Cybetron, são atacados pelos Viacons(novos zangões, criados por Megatron) e infectados com um vírus, que faz eles perderem seus corpos transmetais e, perderem boa parte de suas memórias e impedi que eles possam passar para o módulo robô. Então, o Oráculo de Cybetron reformata os Maximals em corpos tecnorgânicos para que eles possam passar para o módulo robô de novo. Em seguinda, os Maximals enfrentam Megatron para salvar o planeta.
Gostei muito da série. Prefiro Beast Machines a Beast Wars(mas Beast Wars também é muito bom). Achei maneiro os novos corpos tecnorgânicos dos Maximals, e aquele mistério de o que aconteceu quando eles chegaram em Cybetron.
Pena que a série teve apenas duas temporadas, porque(assim como Beast Wars) merecia ter tido muito mais.

sábado, 10 de maio de 2008

Beast Wars


Beast Wars foi uma das melhores séries de animação em 3D que eu já vi. Tinha ótimos personagens e uma ótima história.
Na série, os Maximals e os Predacons vivem em paz em Cybertron(um planeta), até Megatron criar um grupo de Predacons e roubar o disco dourado do planeta. O disco continha a localização de uma grande fonte de energon(um cristal, que pode fortalecer os robôs). O plano de Megatron era conseguir energon suficiente para conquistar a galáxia. Então, Optimus Primal e sua equipe(que, além de Optimus, era formada por: Rhinox, Cheetor e Rattrap) seguiram Megatron até o planeta, para impedir os seus planos. Quando estavam em órbita, as duas naves travaram uma batalha espacial e caíram, e assim, os maximals e os predacons ficaram presos no planeta.
A série mostra a batalha de Optimus Primal e seus amigos contra Megatron e seus predacons. Personagens da antiga série dos Transformers, como Optimus Primel por exemplo, fazem algumas participações.
Sem dúvida, uma série inesquecível. Pena que terminou com apenas três temporadas, porque merecia ter sete.
Em 2000, saiu a continuação: Beast Machines. Mas isso já é assunto para outro texto...
Guia de episódios

1. Beast Wars parte 1
2. Beast Wars parte 2
3. A Teia
4. Medidas Iguais
5. Cadeia de Comando
6. Surto de Energia
7. Companheiros Caídos
8. Perigo Duplo
9. Uma Ratoeira Maior
10. A Guerra do Gorila
11. A Sonda
12. Vitoria
13. Projetos Sombrios
14. Dinobot Duplo
15. A Centelha
16. O Gatilho 1º parte
17. O Gatilho 2º parte
18. O Jogo das Aranhas
19. Instinto Selvagem
20. Uma Viagem nas Trevas
21. Posessão
22. O Caminho Subterrâneo
23. A Lei da Selva
24. Antes da Tempestade
25. Outras Vozes parte 1
26. Outras Vozes parte 2
27. Consequências
28. A Chegada dos Fuzores 1º parte
29. A Chegada dos Fuzores 2º parte
30. Na Teia das Aranhas
31. Chega de Maximals
32. Outras Visitas parte 1
33. Outras Visitas parte 2
34. Centelha do Mal
35. Código de Herói
36. Transmutante
37. Os Planos 1º parte
38. Os Planos 2º parte
39. Os Planos 3º parte
40. Situação Optimal
41. Metal das Profundezas
42. Troca da Guarda
43. O Limite
44. Grito Animal parte 1
45. Grito Animal parte 2
46. Fazendo Escolhas
47. Seguindo a Correnteza
48. Atravessando o Rubicon
49. Mestre Destruidor
50. Outras Vitórias
51. Nemesis 1º parte
52. Nemesis 2º parte

sábado, 26 de abril de 2008

Guerreiros da Sombra(Shadow Raiders)






Hoje, vamos falar de uma série computadorizada: Guerreiros da Sombra(na versão brasileira) ou Shadow Raiders(na versão americana). Essa série foi produzida pela Mainframe Entertainment, em 1998 e 1999, e passou no Brasil pelo Cartoon Network e pela Record. Infelizmente, a série foi cancelada ao final da segunda temporada, a terceira temporada não foi produzida e a série ficou sem final.







A História

Tudo começa pouco antes da destruição do planeta Tek pelo Planeta Feroz(Beast Planet). Tekkla, a princesa do planeta Tek, é a única que sobrevive a destruição. Ela viaja pelo espaço até chegar ao planeta Gelo, que já estava sob o ataque das Bestas do Planeta Feroz. Ela se alia a Graveheart(um mineiro do Planeta Pedra) e Cryos(o rei do planeta Gelo) para deter as Bestas. Eles também unem os planetas Pedra, Fogo e Osso para a batalha contra as Bestas, formando assim a “Aliança”.

Eles percebem que as Bestas devem ter uma base, e descobrem que ela está em Remora. A Aliança envia uma frota para destruir Remora, mas o planeta se transforma numa enorme máquina destruidora. Com a ajuda das Luas de Defesa(Battlo Moons) do planeta Pedra, comandadas por Jade(amiga de Graveheart), eles destroem Remora mas logo em seguida, o Planeta Feroz aparece. Assim termina a primeira temporada, e começa a segunda.

O Planeta Feroz tenta consumir o Planeta Fogo. Tekkla então descobre a Máquina dos Mundos, que ficam no centro dos planetas e fazem com que os planetas se movam pelo espaço. Assim, começam a tirar os planetas da área de ataque do Planeta Feroz. Porém, a Máquina dos Mundos do Planeta Fogo é danificada, o planeta não consegue se afastar e o Grão-Vizir decide sacrificar a si e ao planeta para lançar um ataque suicida ao Planeta Feroz. Nada acontece a ele(Planeta Feroz). Os habitantes do Planeta Fogo escapam e ficam morando nas Luas de Defesa do Planeta Pedra.

A Aliança descobre um planeta cheio de plantas, que teve sua Máquina dos Mundos destruída por elas. Eles decidem usar o planeta como uma bomba gigante, numa tentativa de destruir o Planeta Feroz. Novamente, nada acontece a ele. Uma única planta do planeta fica com a Aliança, mais precisamente com Fêmur.

O Planeta Prisão se teletransporta no meio do espaço. Graveheart, Cryos, Jade e Fêmur viajam ao planeta mas se perdem lá. Quando um resgate está prestes a ser enviado, o Planeta Prisão se teletransporta outra vez. Os personagens que viajaram ao planeta(já mencionados) descobrem que ele é comando por Sternum(irmão de Fêmur) e que ele está enfrentando a gangue de Jewelia, uma desonesta mulher.

O Rei Pedra envia as Luas de Defesa para atacar o Planeta Feroz. As Bestas aproveitam e atacam o Planeta Pedra. Blokk mata o Rei Pedra no combate. Quando o Planeta Feroz está prestes a consumir o Planeta Pedra, o Planeta Prisão é teletransportado em seu caminho. Graveheart, Cryos, Jade, Fêmur, Jewelia e Sternum usam um teletransportador para fugir ao Planeta Pedra. Quando o Planeta Feroz começa a devorar o Planeta Prisão, Sternum ativa o teletransportador e o Planeta Prisão se teletransporta para uma galáxia desconhecida, levando junto o Planeta Feroz. Os personagens, no entanto, pensam que o Planeta Prisão e o Planeta Feroz explodiram e consequentemente, que o Planeta Feroz foi derrotado.

Graveheart e Blokk duelam e Blokk morre. Jade passa a ser a nova rainha do Planeta Pedra, e ela faz de Graveheart o general do planeta. O último episódio produzido da série termina com o Planeta Feroz prestes a consumir o Planeta Reptizar, comprovando-se que o Planeta Feroz não foi destruído, apenas teletransportado para outro lugar. A série teria uma terceira temporada, em que muita coisa ainda seria respondida, mas foi cancelada.
****************


Alguns episódios para você assistir(todos em inglês, não encontrei em português):

Episode 1: Behold the Beast

Episode 2: On the Rocks



No geral, era uma boa série, mas muito abaixo de outras como Beast Wars, Beast Machines e Action Man...

quarta-feira, 16 de abril de 2008

E-mail enviado ao Cartoon Network

Eu gostava muito do Cartoon Network(canal por assinatura). Prestem atenção: "gostava". Infelizmente, o canal perdeu sua essência. Agora só passa programas ruins naquele canal. Hoje, ligo a TV no Cartoon só para assistir o desenho do Chaves(nos fins de semana).

Decepcionado com o canal, resolvi mandar um e-mail para eles hoje a tarde. Deu vontade de publicar o e-mail aqui. Taí:



"Olá, amigos do Cartoon Network. Me chamo João, assisto o Cartoon a mais de 10 anos. Gostaria de falar sobre a situação atual do canal.

Antes, o canal era excelente para as crianças e os adolescentes. Vocês exibiam desenhos e séries muito bons, que ensinavam e agradavam a grande maioria do público.

Porém, aos poucos, o canal foi se perdendo. Os desenhos bons foram trocados por séries que não ensinam nada. Vocês já pararam para pensar o quê o desenho "As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy" ensina?

Claro que vieram desenhos bons também, mas o canal acabou com eles, os saturando. Já vi várias vezes um mesmo desenho passando cinco vezes ao dia! É claro que vocês devem querer colocar o desenho em vários horários para que a audiência aumente, mas também não podem exagerar, porque assim o público vai deixar de gostar do programa devido à saturação!

Estou falando por várias pessoas que assistem o Cartoon. A grande maioria do público acha que o canal infelizmente "se foi", não é mais aquele de anos atrás. É claro que o tempo passa e acontecem mudanças, mas uma coisa deve ser sempre preservada: a essência. A essência do Cartoon Network infelizmente foi mudada. Como conseqüência, muitos fãs do Cartoon(como eu) se perguntam se o canal foi vendido, por não o reconhecerem mais.

Enfim, o Cartoon Network já foi bem melhor do que é hoje. Por favor, pensem e reflitam sobre o que vocês estão fazendo com o canal.

Se quiserem me responder, esse é o meu e-mail:(desculpem, achei melhor não divulgar o e-mail no meu blog)

João"


Vocês concordam com o que eu disse, ou não?

domingo, 13 de abril de 2008

Chaves em desenho animado


Hoje vou falar de um desenho muito bom: o desenho do Chaves.
A personagem Chiquinha, por causa de uma briga judicial e problemas de direitos autorais, não está presente; mas eu não acho que a personagem faz falta. Afinal, não é a primeira vez que falta um personagem no Chaves.
Sobre o desenho: Muitos dizem que não se compara com o seriado original. Eu pelo menos, acho que o desenho empata com o original, por ter a mesma pureza dele. Encaro o desenho como uma série paralela ao seriado, não uma continuação dele; assim não vejo estranhesa na mudança de alguns personagens(sejam mudanças físicas ou nos comportamentos).
O problema, ao meu ver, são os remakes: eu até aprovo que o desenho tenha remakes, pois primeiro deve-se buscar uma identidade. Mas o desenho não iria sobreviver só de remakes! Felizmente, na segunda temporada, haverá histórias com enredos inéditos! Ou seja, esse problema parece resolvido.
Sobre a dublagem do desenho: todos os dubladores me agradaram, até os novos. O único ponto negativo da dublagem foi terem deixado o Quico sem a voz do Nelson Machado, mas o Sérgio Stern se saiu muito bem.


Guia de episódios da 1º temporada

1. Os Balões
2. Insônia
3. Uma Mosca no Café
4. Cachorrinho Satanás
5. Os Gesseiros
6. Falta de Água
7. Jogando Beisebol
8. Barraca de Churros
9. No Ritmo da Valsa
10. Lava-Rápido do Chaves
11. Futebol Americano
12. O Ladrão da Vizinhança
13. A Mascote do Quico
14. Fotos Boas, Mais ou Menos e Ruins
15. O Amor Chegou à Vizinhança
16. Uma Brincadeira de Mau Gosto
17. A Casa da Bruxa
18. Como Treinar um Novo Campeão
19. Quanto mais quente, pior
20. Os Bombeiros
21. Abre a Torneira
22. Pintando a Vila
23. O Desjejum do Chaves
24. A Casinha do Chaves
25. Os Sonâmbulos
26. Vamos Todos a Acapulco


Saiu uma segunda temporada do desenho, ela está sendo exibida no México. Aqui no Brasil, essa nova temporada já está sendo dublada, mais ainda não há nenhuma previsão para exibição na tv.



Guia de episódios da 2º temporada

1.La Vecindad em Guerra(remake de “O Ratinho do Quico parte 2” e “A Carabina”)
2. Las Aguas Frescas*
3. Las Historias de Terror(remake de “O Filme de Terror”)
4. Como Suben los Alimentos(remake de “Amarelinhas e Balões” e do inédito “Os Castigos”)
5. El Hombre Invisible(remake de “O Homem Invisível”)
6. Don Ramón Lechero*
7. Dinero Perdido(remake de “O Dinheiro Perdido”)
8. Cuidemos el agua*
9. Carrera de coches(episódio inédito)
10. El Justiciero Enmascarado(episódio inédito)
11. Amar a los enemigos*
12. Don Ramón enamorado(episódio inédito)
13. Regalo de Navidad(episódio inédito)
14. Se Busca*
15. Canta Chavo*
16. Esas llantitas Señor Barriga!*
17. Invasión Extraterrestre*
18. El Campamento*
19. El Gran Premio de la Vecindad(episódio inédito)
20. Los Dientes de Leche*
21. La Novia del Chavo*
22. Un Bebé en la Vecindad*
23. Vamos al Circo*
24. Las Olimpiadas*
25. Juguetes de Papel*
26. Los Piratas*


*Ainda não se sabe qual é o episódio, se é remake ou se é inédito.



Até mais galera!

domingo, 6 de abril de 2008

DVDs de "Spider-Man: The Animated Series"


Ontem falei do desenho do Homem-Aranha "Spider-Man: The Animated Series" que na minha opinião é o melhor desenho do aracnídeo já feito. Agora, ai vai os DVDs lançados do desenho(que mencionei no final do meu texto anterior). Felizmente, a dublagem original da Álamo está presente em todos os DVDs.





O título do DVD: "Homem-Aranha, o Último Confronto". Os episódios presentes no DVD são: "Faça um desejo", "O Ataque do Octobot", "Chegada do Duende Verde" e "Homens Foguetes". O DVD vem com um extra: um episódio bem antigo do Homem-Aranha, de 1967, com o título "The Origins Of Spider-Man". Esse episódio antigo não é dublado, mas vem com legendas em português.



O título: "O Retorno do Duende Verde". Os episódios presentes são: "A Mancha", "Guerra dos Duendes", "Ponto de Retorno" e "Culpado". O DVD vem com um episódio extra, intitulado "O Retorno de Mary Jane" mas na verdade trata-se do episódio 50 "Os Fantasmas de Mary Jane". Uma curiosidade: este episódio extra não veio dublado nos DVDs, e sim em inglês com legendas e português. Ok os episódios de 1967 vierem assim, mas um episódio da própria série vir assim foi um erro.
O DVD é o único que vem com um jogo do Homem-Aranha: nesse jogo, Mary Jane foi sequestrada e o Aranha precisa salvá-la, mas há quatro vilões em seu caminho. Você tem que acertar corretamente três perguntas sobre cada vilão para ajudar o Homem-Aranha a derrotá-los e salvar Mary Jane, mas se errar as respostas três vezes você perde o jogo. Este é o segundo melhor DVD já lançado do Homem-Aranha, na minha opinião.




O título do DVD: "Demolidor Vs Homem-Aranha". Os episódios presentes são: "Enganado", "Um Homem sem Medo", "O Assassino" e "Tombstone". Vem com dois episódios extras, de 1967, ambos em inglês com legendas em português: "King Pinned" e "And a Blind Man Shall Lead Them".





O título: "Homem-Aranha, a Saga de Venom". Os episódios presentes são as três partes de "A Roupa Alienígina" + "Venom Volta" e "Carnificina". Não vem com episódios extras. Na minha opinião, é o melhor DVD da série já lançado.


O título: "Homem Aranha Vs Doutor Octopus". Os episódios presentes são: "Doutor Octopus armado e perigoso", "O Gato", "A Gata Negra" e "Parceiros". Vem com dois episódios extras, de 1967: "The Power of Doutor Octopus" e "Sub-Zero For Spidey". Neste DVD, os dois episódios extras vieram dublados, e não em inglês com legendas como aconteceu em todos os demais DVDs.



Há um sexto DVD da série, já lançado no exterior. Aqui no Brasil, ainda não chegou. Esse sexto DVD vem com os episódios: "The Ultimate Villain Showdown", "The Return of the Green Goblin" e "Daredevil Vs Spider-Man". Não vem com episódios extras. Só para que conste: eu estou escrevendo os títulos dos episódios em inglês porque no site onde li sobre o DVD, os títulos estavam em inglês e não consegui reconhecer quais são os episódios; se alguém souber, por favor diga. Também não consegui encontrar uma foto do disco.


Bem, acho que é isso. Até mais pessoal!

sábado, 5 de abril de 2008

O melhor desenho do Homem-Aranha


Bom amigos, já lançaram diversos desenhos do Homem-Aranha. Na minha opinião, o melhor desenho do aracnídeo foi Spider-Man: The Animated Series. A série começou a ser produzida em 1994 e terminou em 1998, teve 65 episódios divididos em cinco temporadas. Aqui no Brasil, o desenho foi exibido pela Globo, pelo Jetix e pelo extinto Fox Kids.
Na série, Peter não soltava teios pelos braços, mas sim por uma pequena máquina escondida no pulso.
No episódio 41, Mary Jane caiu numa armadilha do Duende Verde e desapareceu. No episódio 49, ela aparentemente voltou, mas na verdade era um clone dela(que morreu no episódio 60). O último episódio da série, o 65, terminou quando Peter Parker e Mary Jane estavam prestes a se reencontrar. Aliás, uma curiosidade: também no episódio 65, o Homem-Aranha se encontrou com Stan Lee(para os que não sabem, Stan Lee é o criador do Homem-Aranha).
Alguns episódios da série foram lançados em DVD. São cinco DVDs, e parece que virá um sexto em breve. Eu mesmo já tenho 3 DVDs da série.
Guia de episódios

1.Noite do Lagarto
2.A Picada do Escorpião
3.A Viúva Negra
4.O Retorno da Viúva Negra
5.A Ameaça de Mistério
6.Doutor Octopus armado e perigoso
7.A Roupa Alienígena parte 1
8.A Roupa Alienígena parte 2
9.A Roupa Alienígena parte 3
10.Kraven, o Caçador
11.O Duende Macabro parte 1
12.O Duende Macabro parte 2
13.O Dia do Camaleão
14.Os Seis Traiçoeiros parte 1
15.Os Seis Traiçoeiros pare 2
16.Hidroman
17.A Agenda Mutante
18.Morte aos Mutantes
19.Morbius parte 1
20.Morbius parte 2
21.Duelo de Caçadores
22.Blade, o Vampiro Caçador
23.O Vampiro Imortal
24.Tabuleta do Tempo
25.Devastação dos Tempos
26.O Gemido da Criatura
27.O Pesadelo Final
28.Doutor Strange
29.Faça um Desejo
30.O Ataque do Octobot
31.Chegada do Duende Verde
32.Homens Foguetes
33.Enganado
34.O Homem sem Medo
35.O Assassino
36.Tombstone
37.Venom Volta
38.Carnificina
39.A Mancha
40.Guerra dos Duendes
41.Ponto de Retorno
42.Culpado
43.O Gato
44.A Gata Negra
45.A Volta de Kraven
46.Parceiros
47.O Despertar
48.A Rainha Vampira
49.O Retorno do Duende
50.Os Fantasmas de Mary Jane
51.O Rei Lagarto
52.O Gatuno
53.O Casamento
54.Seis Guerreiros Esquecidos
55.Herança não reclamável
56. (não lembro qual é o episódio)
57.Os Seis Atacam Novamente
58.O Preço do Heroísmo
59.O Retorno de Hidroman parte 1
60.O Retorno de Hidroman parte 2
61.Guerras Secretas parte 1
62.Guerras Secretas parte 2
63.Doom
64.Guerra dos Aranhas parte 1
65.Guerra dos Aranhas parte 2

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Homem-Aranha 3: Grande expectativa, no final nada


Amigos, neste meu texto vou falar do terceiro filme do Homem-Aranha.
Eu esperava muito deste terceiro filme. O primeiro filme foi muito bom...o segundo, excelente! Teve muitas cenas de ação, uma boa história e deu de 1 milhão a zero no primeiro filme! Depois do segundo, tinha certeza que o terceiro seria bom.
Mas ao assistir ao filme, me decepcionei. As cenas de ação são muito poucas no terceiro filme, as cenas de comédia ocupam muito espaço...claro que comédia não é ruim, mas o bom dos filmes do Homem-Aranha é ação, e neste terceiro filme faltou muita!
Além disse, teve algumas cenas que passaram sem resposta. Por exemplo: porque a roupa alienígina não suporta o som?
Depois do terceiro filme, estou na torcida para que não saia um quarto. Se sair, que se baseie nos dois primeiros filmes(especialmente o segundo, que na minha opinião foi o melhor) e não neste terceiro, que destruiu a carreia do Homem-Aranha nas telonas.

segunda-feira, 31 de março de 2008

Garfield cai na real

Bem amigos, sou fã do Garfield e neste domingo, dia 30 de março, aluguei o novo filme do gato: "Garfield cai na real". Vou falar sobre o filme.

Na história, Garfield é o personagem mais popular dos quadrinhos mas não está satisfeito com a vida que tem. Por isso, ele viaja ao mundo real. Mas após passar por várias aventuras, decide voltar ao mundo dos quadrinhos.

O filme no geral é bom, mas poderia ser melhor. O filme, em alguns momentos, usou piadas que não combinam com o humor do Garfield. Em uma cena(exemplo), Nermal chamou Arlene de lerda, expressão que nunca vi nem no desenho nem nos quadrinhos do Garfield...

Além disso, a dublagem falhou: Nenhum dublador antigo dublou o filme(embora os novos não tenham deixado a desejar).

Resumindo: O filme é bom, mas poderia ser melhor...

sexta-feira, 28 de março de 2008

Asterix e os Vikings: a péssima dublagem




Bem amigos, este é meu primeiro texto no meu blog. Vou falar aqui de vários assuntos, como futebol, programas de TV...

Neste meu primeiro texto, o assunto é dublagem. Vamos falar da dublagem do filme Asterix e os Vikings, filme que foi ao ar nos cinemas em 2006.

O estúdio de dublagem brasileiro encarregado para dublar o filme foi a Focus Filmes. O estúdio cometeu um erro grave: trocou todo o elenco original dos filmes de Asterix, e contratou os artistas do programa Pânico na TV , da Rede TV! para a dublagem. Carlos Silveira(voz clássica do Asterix) foi trocado por Rodrigo Scarpa, e Luiz Antônio Lulbe(voz clássica do Obelix) foi trocado por Wellington Muniz.

Assisti o filme em português e não gostei nenhum pouco da dublagem. A "turma do pânico" dubla muito mal. As vozes antigas ecoam na memória...

Lembro que li no fórum Dublanet que a Focus Filmes fez uma pesquisa antes da dublagem do filme, e a maioria teria elegido os novos artistas como preferidos. Mas fazer uma pesquisa para saber de quem o povo gosta é diferente do que pesquisar quem o povo gostaria para dublar!

O filme é bom, mas a partir de agora, vou assistir no áudio original...

Aliás, tenho medo de que, caso saiam mais filmes do Asterix, eles troquem todas as vozes originais de novo. Tenho a idéia de fazer um abaixo-assinado...inclusive, já escrevi uma carta que pretendo enviar junto com o abaixo-assinado.

Bem, por enquanto é só pessoal!