terça-feira, 23 de dezembro de 2008

LDU campeã da América

Já faz dois dias, mas até agora não consigo esquecer a final do Mundial de Clubes da FIFA, entre o Manchester United(Inglaterra) e a LDU(Equador). Sinceramente, gosto das duas equipes e queria que as duas fossem campeãs. Mas pra um ser campeão, o outro tem que perder.

No caso, perdeu a LDU. Se serve de consolo pros torcedores do time, vou relembrar a maior conquista que a LDU já conseguiu: a Libertadores da América desse ano. Conquista, aliás, que eu gostei muito porque foi contra o Fluminense! Então, vamos lá:


LIBERTADORES 2008

Primeira Fase

A LDU estreou com um empate em 0 x 0 com o Fluminense em casa. Depois, também em casa, venceu o Libertad(Paraguai) por 2 x 0 e goleou o Arsenal Sarandí(Argentina) por 6 x 1. Fora de casa, o time equatoriano venceu o Arsenal por 1 x 0, mas perdeu para o Libertad por 3 x 1 e para o Fluminense por 1 x 0. Com 10 pontos, um a mais do que o Arsenal, a LDU se classificou para a fase seguinte em 2º no grupo.

Oitavas-de-Final

Nas Oitavas, o adversário da LDU foi o Estudiantes(Argentina), do meia Verón. No primeiro jogo, em Quito, vitória da LDU por 2 x 0. No segundo jogo, em La Plata, Bolaños marcou. Assim, mesmo perdendo por 2 x 1, a LDU avançou.

Quartas-de-Final

Mais uma vez, o adversário era um time argentino: o San Lorenzo. No primeiro jogo, fora de casa, um empate em 1 x 1, com direito a uma falha do goleiro Orión. Porém, no jogo de volta em Quito, outra empate em 1 x 1 forçou a decisão por pênaltis. O goleiro Cevallos defendeu a cobrança de Aureliano Torres, ajudando o time da casa a vencer por 5 x 3 e chegar a semifinal.


Semifinais



Na semifinal, o adversário da LDU era o América(México) que havia eliminado o Flamengo e o Santos. No primeiro jogo, um empate em 1 x 1 na Cidade do México, com um gol de Bolaños. Gol que classificou o time do Equador para a final, já que houve um empate de 0 x 0 na partida de volta.



Final


Na final, a LDU reencontrou o Fluminense, adversário da primeira fase. No primeiro jogo, em Quito, a LDU se aproveitou da vantagem de jogar em casa e da altitude contra o adversário: 4 x 2. No Maracanã, Bolaños marcou no início de jogo; mas o Fluminense virou para 3 x 1 com três gols de Thiago Neves. Na prorrogação, Bieler macou, mas o juiz anulou erradamente marcando impedimento. Nos pênaltis, brilhou o goleiro Cevallos, que defendeu os pênaltis de Conca, Thiago Neves e Washington. Vitória equatoriana por 3 x 1 nas penalidades e a conquista da América.


Chora Fluminense!

Com isso, a retrospectiva chega ao fim.
Falô!

Nenhum comentário: