sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Cinema

No meu último texto, falei do filme As Aventuras de Rocky e Bullwinkle. Aquele texto me deu uma motivação para falar sobre cinema. Assim, selecionei vários filmes que assisti para comentar no texto de hoje. Vamos começar:




O Homem-Aranha
Lançamento: 2002
País de origem: Estados Unidos
Gênero: Aventura
Descrição: Após ser picado por uma aranha modificada geneticamente, um jovem órfão ganha incríveis poderes similares ao de uma aranha. Inicialmente ele busca apenas ganhar dinheiro com seus novos talentos, mas logo ele aprende que grandes poderes trazem grandes responsabilidades e resolve lutar contra o crime sob o uniforme do Homem-Aranha. Dirigido por Sam Raimi (O Dom da Premonição) e com Tobey Maguire, Willem Dafoe e Kirsten Dunst no elenco.
Sucesso: Foi o filme mais visto nos cinemas do mundo inteiro em 2002. Nos Estados Unidos, no final da primeira semana de estréia, o filme obteve 114 milhões de dólares, e o total mundial foi de aproximadamente US$ 822 milhões. No Brasil, foi o filme mais visto desde Titanic, levando 8,5 milhões de espectadores aos cinemas.
Prêmios: Ganhou 2 prêmios no MTV Movie Awards, nas seguintes categorias: melhor beijo(entre Tobey Maguire e Kirsten Dunst) e melhor atriz(Kirsten Dunst). Também ganhou o Prêmio Adoro Cinema 2002 de melhor crítica do leitor. Recebeu ainda várias indicações, duas delas ao Oscar(Melhores Efeitos Especiais e Melhor Som).
Minha opinião: Bom filme. A imagem do Homem-Aranha nesse filme foi ótima, os autores souberam dar uma boa caracterização ao héroi em seu primeiro filme. Também dá pra levar em conta a atuação de Tobey Maguire, que se encaixou com o personagem. E esse filme teve várias cenas marcantes, como o beijo entre o Homem-Aranha e a Mary Jane na chuva, e mais tarde o Peter Parker se declarando para a Mary Jane no hospital.



Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith
Lançamento
: 2005
País de origem: Estados Unidos
Gênero: Aventura/Ficção Científica
Descrição: Tentado por promessas de poder, Anakin Skywalker se aproxima de Darth Sidious e participa de um plano para aniquilar com todos os cavaleiros jedi. Dirigido por George Lucas (Guerra nas Estrelas) e com Ewan McGregor, Samuel L. Jackson, Natalie Portman, Christopher Lee e Ian McDiarmid.
Sucesso: Foi uma das maiories bilheterias de 2005, arrecadando 848,7 milhões de dólares no mundo. Esta é a 19ª maior bilheteria da história do cinema.
Prêmios: Ganhou o MTV Movie Awards de Melhor Vilão(Hayden Christensen) e o Framboesa de Ouro de Pior Ator Coadjuvante(Hayden Christensen). Teve algumas indicações, uma delas ao Oscar(na categoria de Melhor Maquiagem).
Minha opinião: É contraditório, e também injusto, que esse filme tenha ganhado o Framboesa de Ouro de Pior Ator Coadjuvante pela atuação do Hayden Christensen, pois ele também ganhou o prêmio de Melhor Vilão. Um detalhe é que o Hayden não foi ator coadjuvante no longa, ao contrário, ele foi o protagonista e teve uma boa atuação. Mas sobre o filme, muito bom, possui muita ação e aventura. A transformação de Anakin Skywalker em Darth Vader foi fenomenal, e foi uma excelente conclusão da saga. O George Lucas merecia um prêmio por esse filme.


Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra
Lançamento:
2003
País de origem: Estados Unidos
Gênero: Aventura
Descrição: Após ter seu navio furtado por piratas, que também sequestraram a filha do governador, um pirata e um amigo da jovem decidem partir em seu resgate. Porém o que eles não sabem é que uma terrível maldição recaiu sobre o navio-pirata procurado. Dirigido por Gore Verbinski (O Chamado) e com Johnny Depp, Orlando Bloom, Geoffrey Rush e Jonathan Pryce no elenco.
Prêmios: Ganhou o MTV Movie Awards de Melhor Ator(Johnny Depp), e o BAFTA de Melhor Maquiagem. Entre várias indicações, teve cinco ao Oscar(Melhor Ator-Johnny Depp, Melhor Maquiagem, Melhor Som, Melhor Edição de Som e Melhores Efeitos Especiais) e uma ao Globo de Ouro(Melhor Ator - Comédia/Musical: Johnny Depp).

Minha Opinião: Um filme excelente, com uma história imprevisível e que mistura ação, aventura, terror...e com uma excelente atuação de Johnny Depp. Essa saga "Piratas do Caribe" é a melhor história de piratas que já vi.



Piratas do Caribe: O Baú da Morte
Lançamento: 2006
País de origem: Estados Unidos
Gênero: Aventura
Descrição: Ameaçado pelo capitão de um navio assombrado, o capitão Jack Sparrow precisa encontrar o misterioso baú da morte para se livrar de uma criatura marinha, o Kraken. Dirigido por Gore Verbinski (O Chamado) e com Johnny Depp, Orlando Bloom, Keira Knightley, Jonathan Pryce, Bill Nighy e Stellan Skarsgard no elenco.
Sucesso: Este longa bateu o recorde de maior bilheteria em seu fim de semana de estréia nos Estados Unidos, obtendo 135 milhões de dólares, superando o filme do Homem-Aranha em 2002. Foi também a 3ª maior bilheteria do mundo, com 66 milhões de dólares.

Prêmios: Ganhou o Oscar de Melhores Efeitos Especiais, o BAFTA de Melhores Efeitos Especiais e 2 prêmios no MTV Movie Awards, nas categorias de Melhor Filme e Melhor Performance(Johnny Depp).
Minha opinião: Este filme é a continuação de "Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra". Assim como o primeiro filme, este possui uma história imprevisível, mistura ação com aventura, tem Johnny Depp dando show...mas tem um detalhe: este filme tem quase três horas de duração, o que o torna um tanto cansativo. Só acho que poderia ser mais curto, mas no geral é um bom filme.

Nenhum comentário: