sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Cinema - parte 2

No meu último texto, escrevi sobre a origem do "Voltar no Tempo". Mas o cinema continua me chamando muita a atenção, assim aqui está mais um texto sobre os filmes das telonas. Vou continuar falando sobre filmes assim como fiz na primeira parte.


Desejo e Reparação.
Lançamento: 2007
País de origem: Estados Unidos
Gênero: Drama
Descrição: Ano de 1930. A jovem Briony Talles é apaixonada por Robbie Turner, o filho do caseiro. Mas Robbie está namorando Cecília Talles, a irmã mais velha de Briony. Para separar os dois, Briony acusa Robbie de um crime que ele não cometeu. A mentira destrói o amor da irmã e altera várias vidas dramaticamente. Dirigido por Joe Wright e com Keira Knightley no elenco.
Prêmios: Vencedor do Oscar de Melhor Trilha Sonora. Ganhou também dois Globos de Ouro, nas categorias de Melhor Filme de Drama; e Melhor Trilha Sonora. Ganhou ainda dois prêmios no BAFTA, nas categorias de Melhor Filme e Melhor Desenho de Produção.
Minha Opinião: O filme só começa a ficar interessante depois que Briony acusa Robbie do crime que ele não cometeu. Antes disso, o filme parece morno, sem conteúdo; chegando até a dar sono. Só há o amor entre Robbie e Cecília, poderiam ter feito um início melhor. Poderiam, por exemplo, ter colocado a cena da Bryon se afogando no rio no início do filme; já que essa cena explica o porquê de Bryon acusar Robbie. Isso poderia prender mais a atenção no início. Mas, tirando o início fraco, a história é boa; mostra como uma mentira pode afetar alguém e faz uma boa representação dos campos de batalha da Segunda Guerra Mundial.






Wall-E

Lançamento: 2008

País de Origem: Estados Unidos

Gênero: Animação

Descrição: Devido àos altos níveis de poluição, a vida na terra se tornou insustentável, e toda a humanidade teve que deixar o planeta e viver em uma nave espacial. Vários robôs são deixados na terra para realizarem a limpeza no planeta, mas o nível de poluição é tão alto que os robôs acabam sendo destruídos, com exceção de um, Wall-E. O robô continua coletando o lixo da terra, até que depois de vários anos, uma misteriosa nave contendo um robô chamado Eva chega na Terra. A vida de Wall-E será modificada com a chegada de Eva. Dirigido por Andrew Stanton.

Prêmios: Ganhou o Oscar de Melhor Filme de Animação, o Globo de Ouro de Melhor Filme de Animação e o BAFTA de Melhor Filme de Animação.

Minha Opinião: Não é a toa que esse filme ganhou tantos prêmios de melhor filme de animação. Além de mostrar cenários muito bem feitos, possuia uma história boa, imprevisível e ao mesmo tempo crítica: o filme diz que a humanidade destruiu o mundo, coisa que está acontecendo de fato na vida real. Todos poluem o planeta e acham que ele não sente. Ao contrário, ele sente sim e nós também, já que nós ficaremos sem uma casa. A menos que as pessoas percebam que a Terra tem vida e por isso deve ser respeitada.




O Homem-Aranha 3

Lançamento: 2007

País de Origem: Estados Unidos

Gênero: Aventura

Descrição: O sucesso como herói faz com que Peter Parker se torne muito confiante e passe a negligenciar as pessoas que se importam com ele. Porém, isso muda quando Peter terá que enfrentar o Homem-Areia, que possui uma relação com a morte de Ben Parker, o tio de Peter. Ao mesmo tempo, Peter passa a usar um estranho uniforme negro. Dirigido por Sam Raimi.

Prêmios: Recebeu uma indicação ao BAFTA na categoria de Melhores Efeitos Especiais.

Minha Opinião: No ano passado eu fiz um texto sobre esse filme, mas não custa comentar sobre ele de novo. Esse filme é o pior da trilogia, e também é muito ruim. Possui pouquíssimas cenas de ação, tem cenas de comédia demais para um filme classificado como "Aventura" e ainda possui várias cenas desnecessárias(como a do Homem-Aranha se exibindo enfrente a bandeira norte-americana). Isso tudo acaba por destruir a história do filme, tornando a fraquíssima. Não é a toa que, enquanto os dois primeiros filmes ganharam vários prêmios, o máximo que esse 3º filme teve foi uma indicação. De bom, só teve os efeitos especiais; e mais nada.





As Aventuras de Rocky e Bullwinkle

Lançamento: 2000

País de origem: Estados Unidos

Gênero: Comédia

Descrição: Ano 2000. Vive-se, a nível global, um clima de prosperidade e harmonia. A Guerra Fria pertence ao passado para todos menos para três vilões, respectivamente Boris Badenov, Natasha Fatale e Fearless Leader. Estes vilões têm a peculiaridade de serem bidimensionais, e almejam saltar para o mundo real com o terrível intuito de o conquistar. Mas é neste mundo que encontrarão seus arqui-inimigos, um alce e um castor, a heróica dupla Rocky e Bullwinkle. Dirigido por Des McAnuff e com Robert de Niro, Randy Quaid, John Goodman e Whoopi Goldberg no elenco.

Prêmios: Recebeu duas indicações ao Prêmio Saturno, nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante(Jason Alexander) e Melhor Atriz Coadjuvante(Rene Russo). Também recebeu uma indicação ao Framboesa de Ouro na categoria de Pior Atriz Coadjuvante(Rene Russo).

Minha Opinião: Também já havia comentado sobre esse filme(no meu texto de setembro) mas gostaria de acrescentar aqui que achei injusto a Rene Russo ter sido indicada à "Pior Atriz Coadjuvante" por sua atuação nesse filme. Ao contrário, ela foi bem, fez um ótimo par com o Jason Alexander. No mais, a minha opinião continua a mesma do meu texto de setembro.

É isso aí!

Nenhum comentário: